Primeiros socorros dos pets: Sabe como proceder?

Primeiros socorros dos pets: Como proceder?

Cuidados simples podem contribuir para amenizar a dor do pet e a manter um atendimento diferenciado

Algumas medidas de primeiros socorros podem contribuir para amenizar a dor do pet e a manter a sua segurança, Por isso, para auxiliar os tosadores menos experientes a saberem como agir em casos de alguma emergência, vamos dar uma ajudinha!

  • Como agir se o pet apresentar irritação cutânea?
    Os animais apresentam, comumente, alergias e dermatite de contato, ambas são problemas causados pela reação alérgica do pet ao contato com alguma substância irritante (alérgena). Os pets afetados costumam apresentar coceiras, vermelhidão, bolhas vermelhas e falhas no pelo. Nesse caso, o ideal é entrar em contato com o tutor para ele possa te ajudar a identificar a substância que causou a reação cutânea. O tratamento deverá ser indicado pelo médico-veterinário que poderá receitar medicamentos orais e pomadas ou outros tratamentos tópicos para auxiliar no desconforto do pet.
  • Como agir em caso de queimaduras?
  • Em casos de queimaduras, é indicado lavar a área afetada com água fria corrente por alguns minutos para resfriar e aliviar a dor. Não se deve utilizar pomadas ou receitas caseiras, apenas é preciso cobrir a região com uma atadura ou pano limpo molhado, se caso tiver um veterinário no pet shop encaminhar logo para o profissional e avisar o tutor.