Dica 08 para futuros tosadores

Groomer working with a golden retriver dog in pet grooming salon.

Sugestões para iniciar na carreira de tosador

Dar ênfase ao treinamento daquilo que é mais importante para iniciantes

Quando se fala em banho e tosa, o maior desejo de todo iniciante é dominar logo aquelas tosas artísticas na tesoura. Mas no início da carreira essas técnicas são as que menos importam.

Pular etapas do aprendizado é contra produtivo. Há uma sequencia adequada no amadurecimento da profissão de tosador porque algumas técnicas são mais fáceis de aprender, outras necessitam várias repetições para amadurecer a técnica.

Isso fica evidente principalmente na velocidade do trabalho. Um tosador experiente consegue fazer um serviço na metade do tempo de um novato. Só a repetição vai gerar esse amadurecimento. Naturalmente o dia a dia no pet shop vai exigir velocidade. Sendo assim é comum iniciar na profissão não como tosador, mas como banhista. Como o banho, secagem e escovação é mais rápido para aprender, os pet shops contratam banhistas mesmo sem experiência, já para tosadores, exigem pelo menos um ano de experiência. Aos poucos o profissional vai se familiarizando, ganhando agilidade, repetindo aos poucos as tosas básicas como tosa higiênica e tosa geral. Progride para tosador júnior, continua treinando tesoura até tornar-se um profissional completo.

Então o processo ideal, é colocar foco inicialmente no básico que é o banho, realizar um estágio se possível, arrumar um emprego como banhista. Depois de alguns meses iniciar o aprendizado de tosas básicas. Atuando na função de banhista não é difícil ser promovido para tosador júnior. Depois de alguns meses de experiência, aí sim, familiarizado com as coisas básicas, iniciar o treinamento em tosa na tesoura.

Outro pensamento comum e equivocado é imaginar que quanto mais sofisticado o trabalho, mais rentável será. Pensam que tosadores que fazem tosas artísticas, ganham muito mais do que banhistas por exemplo. Ledo engano. Claro que uma tosa na tesoura bem aplicada custa o triplo de um simples banho. Entretanto enquanto o tosador faz um animal, o banhista atende quatro. Ou seja, se o banho custa R$ 50,00 e a tosa na tesoura 150,00, o banhista atendendo 4 animais, vai faturar R$ 200,00.

A volume de procura pelos serviços também favorece os serviços mais simples. Quando se verifica o faturamento de um pet shop, os serviços de banho costumam representar até 60% do faturamento, tosas básicas 35% e tosas sofisticadas 5%. Mais faturamento representa mais ganhos. Por incrível que pareça, há banhistas que faturam mais que tosadores quando há pagamento de comissões.

Essa forma gradual de formação é mais econômica e mais rápida.

Dicas

Saiba mais sobre cursos no site www.redeunipet.com.br

Conheça quanto os pet shops pagam no site de empregos para tosadores: www.empregos.pet