Dica 10 para futuros tosadores

Comece como Banhista

Todos conhecem a profissão de tosador, mas poucos sabem sobre a atividade do banhista.

Muitos pet shops dividem o serviço onde um profissional fica com o banho secagem e escovação, neste caso o banhista e o tosador finaliza o trabalho com tosa na máquina ou na tesoura.

E muitos concluiem erradamente que tosa por ser mais cara, dá mais dinheiro que o banho. Ocorre justamente o contrário. Por via de regra a tosa custa o dobro do banho, mas enquanto um tosador faz um banho e tosa, o banhista consegue atender 3 animais. Sendo assim em um pet shop que cobra por exemplo 50,00 em um banho e 100 na tosa, o tosador vai atender um animal por 100 e o banhista 3 animais totalizando 150.

Curso de banho e tosa a partir de R$ 49,00. Acesse www.redeunipet.com.br

O banho também representa mais de 70% do faturamento do pet shop, já que em média um cachorro toma um banho por semana totalizando 4 por mês e apenas uma tosa por mensal. Há também aqueles animais de pelo curto que só tomam banho e não tosa, no máximo fazem uma tosa higiênica.

Outra questão é que faltam tosadores no mercado, e não é fácil encontrar disponível um profissional experiente. Como é mais rápido aprender a etapa do banho, não é difícil encontar profissionais recém formados que apesar de não experiência suficiente para dominar a técnica de tosa, já conseguem efetuar um bom banho em poucos meses.

Esses recém-formados geralmente tem salários menores, então ao invés de ter uma equipe com 4 tosadores ganhando 3 mil reais cada um, totalizando 12 mil, o pet shop contrata um tosador de 3000 e 3 banhistas de 1500 totalizando 7.500. Como o banho representa a maior parte do trabalho, um tosador apenas dá conta da demanda.

Esse fator é mito bom para o iniciante. Apesar dele aprender no curso de formação, tanto o banho quanto a tosa, é normal para qualquer profissão, a necessidade de repetir as técnicas que aprendeu até atingir a maturidade. No caso do banho e tosa, a maturidade é a velocidade. Enquanto um recém formado demora 2 horas para finalizar um animal, o experiente consegue fazer na metade do tempo.

A etapa do banho é mais fácil de pegar o jeito com poucas repetições, Já a tosa é mais complexa e pode demorar mais de um ano para o amadurecimento.

Sendo assim os pet shops aceita a contratação de banhistas mesmo sem experiência, ou com poucos meses de atividade prática, o que é possível atingir com estágio, freelancer ou mesmo praticando em casa.

Considere que esse recém formado saber fazer a tosa, só não tem a agilidade de um experiente. Começando como banhista, em poucos meses ele já amadurece como banhista, e vai ajudando o tosador aos poucos até atingir sua maturidade.