São Luis terá Universidade Pet Shop

O notável crescimento do mercado pet na capital maranhense vem causando um fenômeno interessante que é a falta de tosadores. Aqueles profissionais que executam banho, tosa e embelezamento de cães e gatos.

Um grupo de empresários do segmento de banho e tosa, que sentem na pele a dificuldade para contratar e manter uma boa equipe de tosadores, ao invés de lamentar a dificuldade resolveram agir. Para estimular o aumento da quantidade e qualidade de tosadores na região, os empresários estão trazendo para São Luis uma franquia da Unipet – Universidade Pet Shop. Entidade dedicada na formação de tosadores.

A Unipet é a maior rede de escolas de banho e tosa no Brasil, presente em 50 cidades e já formou mais de 30 mil tosadores.

Além de beneficiar os pet shops com a melhoria na mão de obra regional, a iniciativa vai contribuir com a empregabilidade. Sobram vagas para tosadores com ótimos salários. A formação de tosador é rápida e econômica. Um curso de um mês é o suficiente para ingressar na profissão e custa menos de dois mil reais. Com isso os maranhenses apaixonados por animais, poderão aliar esse amor com boa remuneração.

Empregabilidade

Há empregos para todo perfil de ambição. Banhistas e tosadores para pet shops convencionais e esteticistas pet para pet shops de luxo. Com a dificuldade para contratar e manter uma boa equipe de profissionais, os pet shops costumam pagar comissões além do salário, o que representa ganhos interessantes. Os profissionais também podem trabalhar como freelancer, como são chamados os tosadores diaristas. Essa modalidade de contratação costuma pagar diárias entre 100 a 250 Reais. O tosador também pode trabalhar na sua casa, atender na casa do cliente ou mesmo montar seu próprio salão de banho e tosa com investimento modesto.

Mercado em expansão.

O mercado pet vem surpreendendo as mídias especializadas em economia, pelo vigoroso crescimento no Brasil e a cidade de São Luis destaca-se neste cenário. É notável a inauguração de Pet shops cada vez mais sofisticados e a presença das grandes redes com mega lojas.

No pet shop o departamento de banho e tosa costuma ser o mais rentável e aquele que fideliza clientes, já cães e gatos necessitam de banhos semanais ou no máximo mensais.

Tudo indica que a expansão do setor deve durar, já que houve uma transformação na forma com que os pets são tratados. Animais de estimação que outrora ficavam no fundo do quintal e comia resto de comida, progrediu para membro da família. Agora eles dividem o sofá com o tutor, portanto necessitam estar com a higiêne impecável. Eles comem ração balanceada, têm convênio médico, ganham brinquedinhos e frequentam creches caso os tutores não tenham tempo para dedicar-se a sua diversão.

O que explica essa promoção dos caninos e felinos?

Tratar cães como membro da família é explicada pelos sociólogos como consquencia do fenômeno da redução do tamanho das famílias. Cada vez mais pessoas adiam ou dispensam o casamento e a formação de família, ou seja, deixam de ter filhos. Entretanto o instinto por cuidar de filhotes permanece em nossa herança genética e comportamental. Menos filhos, menos netos, menos sobrinhos, deixa um vazio que pode se preenchido com cães e gatos. Afinal os pets tem semelhança com filhotes. São fofinhos, alegres, inocentes e requerem cuidados.

O ditado popular afirma que pais tiram comida da boca para dar aos filhos, e os filhos de quatro patas não são diferentes. Tutores não economizam energia para proporcionar bem estar, saúde, higiene e lazer aos cães e gatos. Ah, tem também a estética. Isso mesmo. Cães agora recebem tratamento de pelagem como hidratação, escova de chocolate, chapinha e cortes de pelos de acordo com a última tendência da moda.

Tudo isso custa caro e atrai cada vez mais investidores que perceberam excelente oportunidade de negócios nesse crescente mercado, montando lojas, clínicas veterinárias, salões de estética pet, hotelzinhos, creches, farmácias pet e uma infinidade de opções para todos os bolsos.

A Unipet será inaugurada em janeiro na Av São Luis Rei de França, 545 – Turu – São Luís – MA – Tel.: (98)9.9205-4081 – www.redeunipet.com.br